• Big Data
Big Data é um termo utilizado para descrever a gestão de grandes volumes de dados e que ganha cada vez mais importância à medida que a sociedade se depara com um aumento vertiginoso do número de informações geradas a cada dia.
As dificuldades em armazenar, analisar e utilizar grandes conjuntos de dados têm gerado problemas para as organizações. O Big Data nasceu da grande necessidade do mercado de tratar dados não estruturados e torná-los úteis. Na prática, a tecnologia Big Data permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões.
O Big Data é uma área nova e em ascensão no mercado, pois pode ser usada como base para o crescimento, diferenciação e inovação nas organizações.
É de grande importância que a alta liderança das organizações perceba que não deve dar importância simplesmente ao volume de dados que define o Big Data, pois o conceito é baseado em 3 pilares:
Houve uma evolução muito rápida em relação à quantidade de dados que podem ser armazenados. Passamos de Gigabytes para Terabytes, agora estamos em Petabytes, e cada vez mais buscamos outros volumes ainda não tão populares.
Podemos perceber que muitos fatores contribuem para o crescimento do volume de dados. O crescimento da quantidade de dados de sensores que estão sendo coletados, transações de dados armazenados ao longo dos anos, dados de texto das mídias sociais, entre outros.
Antigamente era muito caro armazenar grandes volumes de dados. Contudo, com a modernidade, os custos de armazenamento estão sendo reduzidos, passamos então a nos preocupar com a relevância dos grandes volumes de dados e em como criar valor a partir dessa relevância.
XExiste uma enorme variedade de dados que podem ser encontrados em todos os tipos de formatos. Sejam vídeos, arquivos texto, bancos de dados tradicionais, hierarquias de dados criados por usuários finais e sistemas OLAP, e-mail, medidores e sensores de coleta de dados, áudio, transações financeiras, entre outros. Grande parte deste dados não são numéricos e precisam fazer parte das análises e tomadas de decisões das organizações.
XEste termo refere-se tanto à velocidade relacionada ao tratamento dos dados, quanto à produção destes. Existe no mercado uma enorme necessidade de tratar os dados em tempo real, o que ainda é um grande desafio para a maioria das empresas.
X