Já vimos que, dentro do mercado de Tecnologia de Informação, podem ser exercidas diversas profissões, dependendo da graduação que for concluída. Por exemplo, ao concluir o curso de Ciência da Computação, recebe-se o título de Bacharel em Ciência da Computação e o profissional é classificado como Analista de Sistemas; finalizando o curso Superior de Tecnologia em Análise e Sistemas de Informação, recebe-se o título de Tecnólogo em Sistemas de Informação. Essa formação tecnológica tem aplicação imediata e como principal objetivo preparar o profissional para trabalhar com análise e projetos de desenvolvimento. O curso é mais compacto que os demais e pode ser complementado por meio de uma especialização (MBA, pós-graduação ou mestrado) em áreas específicas, como:
Os projetos de desenvolvimento estão diretamente ligados à linguagem de programação escolhida e ao processo de desenvolvimento aplicado. Estes projetos darão origem aos chamados sistemas de informação.
Também podem ser aplicados na coordenação e controle de uma organização, no apoio à tomada de decisões, recuperação, armazenamento e distribuições de informações.