A elicitação de requisitos envolve técnicas diversas como entrevista, questionário, JAD, brainstorming e prototipação e a aplicação de questionários e essa é uma função do analista de negócio.
Durante a elicitação, o analista deverá entrevistar o cliente (fornecedor de requisitos), inicialmente para detalhar o escopo da aplicação. A descrição deste escopo deve conter:
Estas informações devem ser inseridas no documento de escopo.
Devido a essas particularidades da fase de elicitação, para desempenhar o papel de analista de negócio, o profissional deve ter facilidade em se comunicar, ter influência junto à organização e ao cliente, bem como boa capacidade de entendimento e de escrita, dentre outras habilidades.
JAD (Joint Application Design) é uma técnica para promover cooperação, entendimento e trabalho em grupo entre os usuários desenvolvedores. O JAD facilita a criação de uma visão compartilhada do que o produto de software deve ser. Mediante sua utilização os desenvolvedores ajudam os usuários a formular problemas e explorar soluções. Dessa forma, os usuários ganham um sentimento de envolvimento, posse e responsabilidade com o sucesso do produto.
XProtótipo tem por objetivo explorar aspectos críticos dos requisitos de um produto, implementando de forma rápida um pequeno subconjunto de funcionalidades deste produto.
XÉ uma técnica para geração de ideias. Ela consiste em uma ou várias reuniões que permitem que as pessoas sugiram e explorem ideias.
XAlém de delimitar o escopo de um sistema de informação, o analista de negócio deve ser capaz de: