Para trabalhar como um profissional de tecnologia em redes de computadores é necessário que se tenha um grande domínio técnico, pois os tipos de atividades desempenhadas requerem conhecimentos avançados tanto em hardware, quanto em software.
A interconexão dos computadores de uma organização pode ser derivada de alguma ligação feita por cabeamento físico, que pode compor redes, tais como: LAN, MAN, WAN, PAN, SAB e VLAN. Como o detalhamento dos tipos de redes não é o objetivo desta disciplina, vamos apenas apresentar cada um destes tipos de rede, de modo que você se familiarize com os termos:
O tipo de rede mais usado nas organizações de mercado é a LAN, por causa das características já apresentadas. Por meio desta, os inúmeros equipamentos necessários ao funcionamento da organização são conectados, mas se esta conexão não for bem estruturada ou for mal gerenciada após sua estruturação, pode gerar problemas para a maioria das áreas da organização, pois grande parte delas precisa da TI para executar suas atividades.
A LAN permite interligar, em uma área geograficamente limitada, computadores, servidores e outros aparelhos de rede. Por isso, são chamadas de redes locais e tidas como as redes mais comuns e conhecidas. Podem ser encontradas em salas de reuniões, ambientes domésticos, lan houses, entre outros.
XSão redes que interligam outras redes ou equipamentos em uma área metropolitana, como por exemplo: locais geograficamente distantes, mas dentro de uma cidade.
XSão conjuntos de redes locais, metropolitanas e equipamentos de redes em uma grande área de distribuição geográfica, como por exemplo: países distintos, continentes, entre outros.
XPAN é uma rede usada para conectar, por meio de tecnologia sem fio, os mais diversos tipos de dispositivos em uma área pessoal, de distância geograficamente reduzida, como por exemplo: computadores, smartphones em uma rede ad-hoc.
XAs redes ad hoc são redes sem fio que dispensam o uso de um ponto de acesso comum aos computadores conectados a ela, de modo que todos os dispositivos da rede funcionam como se fossem um roteador, encaminhando comunitariamente informações que vêm de dispositivos vizinhos.
XÉ um tipo de rede de uso mais restrito, conhecidas como redes de armazenamento, pois tem como objetivo interligar vários computadores e dispositivos de armazenamento dentro de uma área de perímetro limitado, permitindo rápido acesso à informação.
XÉ um tipo de rede lógica que permite agrupar várias máquinas de acordo com critérios pré-estabelecidos (tipo de tráfego, grupos de utilizadores, tipos de departamentos), permitindo a quebra das redes físicas e obrigando que a comunicação das máquinas de VLAN’s diferentes tenha que passar por um equipamento, como por exemplo o switch, que seja capaz de realizar o encaminhamento do tráfego entre as VLAN’s distintas.
X