O analista de segurança é o responsável pela elaboração do projeto e pela manutenção do esquema de segurança da rede, o que inclui a segurança de equipamentos (acesso físico), dos dados (acesso não autorizado) e de sistemas operacionais de clientes e servidores. Esse profissional propõe, implementa e monitora a política de segurança quanto ao uso de recursos computacionais.

Além das atividades citadas, também cabe ao analista de segurança:

Em se falando em conhecimentos e habilidades, o analista de segurança deve ter profundo conhecimento do protocolo TCP/IP e dos sistemas operacionais de clientes e de servidores existentes na empresa. Além disso, em algumas empresas, exige-se que também conheça as linguagens de programação utilizadas pela empresa, por esse motivo, este profissional é bem mais raro de se encontrar no mercado e seu salário é proporcionalmente maior.

O profissional da área de segurança de redes também deve ter conhecimento de configuração e “atualização de regras” em firewalls, conhecimento de protocolos típicos de inter-redes (Frame Relay, X25, ATM etc.) e do uso de ferramentas de monitoramento de tráfego de rede, incluindo sniffers.

Copyright © 2016 AIEC.