- Analista de Suporte Técnico
O analista de suporte técnico é um profissional especialista nas diversas tecnologias e é considerado também um gestor de pessoas e relacionamentos, devido ao seu contato constante com os usuários e a vivência com os problemas técnicos.
O analista de suporte é o profissional responsável pela infraestrutura de TI de uma empresa ou organização e deve garantir o suporte tecnológico adequado para o tráfego de informações.
Dentre as principais atribuições desse profissional, podemos destacar:
- prestar manutenção em redes de computadores;
- zelar pela segurança dos recursos da rede (dados e serviços);
- auxiliar na criação de políticas de segurança e zelar por sua implantação e manutenção;
- realizar ações de prevenção de invasões físicas e/ou lógicas;
- definir e manter o controle de acesso aos recursos;
- instalar, configurar e atualizar programas de antivírus e anti-SpyWares;
- criar e manter rotinas de cópias de segurança (Backup);
- instalar e manter os diversos sistemas operacionais;
- instalar e manter a comunicação digital (correio eletrônico, WEB, FTP, VPN etc.);
- configurar as contas de correio eletrônico (E-mail);
- interligar as possíveis filias por WAN através de VPN´s ou outros recursos;
- prover sistemas de mídia digital (VOIP, videoconferência etc.);
- instalar e manter sistemas de gestão (ERP);
- instalar e manter sistemas de banco de dados (SGBD);
- dar suporte aos usuários da organização.
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