Os primeiros programas efetivamente executados em computadores eletrônicos só vieram a ser produzidos na década de 40 do século passado. Foi nesta época que foram publicadas as linguagens de programação da primeira geração. A proliferação dos programas só viria, entretanto, na década de 60, com as linguagens da terceira geração, lançadas para permitir o uso apropriado das novas capacidades dos computadores. As inovações que acompanharam o lançamento das linguagens da terceira geração foram fundamentais para que os programadores pudessem atender a espectativa dos novos usuários dos computadores e das novas aplicações dos sistemas de informação.
Falamos da primeira e da terceira geração, entretanto, assim como foi apresentado na evolução dos computadores e uso dos softwares, a história das linguagens de programação é dividida em cinco gerações, como apresentado a seguir.
Normalmente chamadas de linguagens de baixo nível, eram pouco intuitivas e intrinsecamente relacionadas à arquitetura da máquina. A programação era inserida diretamente nos terminais dos equipamentos, sem a necessidade de utilização de compiladores para processar as instruções.
A principal vantagem das linguagens de primeira geração é a velocidade de processamento, já que as instruções são processadas diretamente pela CPU, sem a necessidade de compilação ou tradução.
Dentre os exemplos de linguagens de programação da primeira geração, pode-se citar a Microcode.
XO termo foi cunhado para caracterizar as linguagens assembly, já que, apesar de ainda serem caracterizadas como de baixo nível, eram diferentes das linguagens de primeira geração por permitir que o código fosse escrito por um programador, trazendo estrutura lógica para os programas.
Outra característica importante das linguagens desta geração é a necessidade de conversão do código produzido antes que este pudesse ser efetivamente executado no computador.
A principal linguagem de programação desta geração é a Assembly.
XUma das principais novidades trazidas com esta terceira geração foi a tentativa de tornar as linguagens de programação mais amigáveis para os programadores.
A terceira geração introduziu, ainda, o conceito que ficou conhecido como as linguagens de “alto nível”, já que os códigos para programação passaram a estar mais próximos da linguagem humana do que da linguagem de máquina.
A pioneira entre as linguagens de terceira geração foi o FORTRAN (FORmula TRANslator), desenvolvida por um time da IBM com foco em computação científica. As linguagens mais populares do grupo são o “C”, “C#” e Java.
XSão linguagens de programação desenhadas para um propósito específico, por este motivo também ficaram conhecidas como linguagens de programação específicas de domínio. Foram pensadas para reduzir o esforço e o custo necessário para o desenvolvimento deste tipo específico de software.
Como exemplo, temos a linguagem SQL, utilizada com o propósito de realizar operações nos mais diversos bancos de dados.
XEssa linguagem foi pensada para fazer que o computador resolva um problema específico sem a necessidade de se programar um algoritmo para isso, mas apenas lhe fornecendo as restrições. São linguagens frequentemente ligadas a estudos na área de inteligência artificial.
Como exemplo de linguagem de programação de quinta geração, temos o PROLOG (PROgramming LOGic).
X