Modelo em Espiral
Este modelo descreve o processo de construção de software em torno da interação de quatro fases de atividades, que podem ser personalizadas de modo a incorporar as mais novas técnicas e métodos do mercado.
Caracteriza-se por ser uma abordagem dirigida ao risco tendo surgido da experiência do refinamento da aplicação do modelo de ciclo de vida em cascata em uma série de projetos de desenvolvimento de sistemas.
É importante ressaltar que este é um modelo incremental, ou seja, o software é dividido em partes que são entregues, uma de cada vez, ao final de cada uma das iterações.
A construção do software em espiral, criando iterações de desenvolvimento com foco na análise e controle dos riscos, auxilia na redução da ocorrência de erros de grande magnitude, já que existe um contínuo controle dos riscos e o tratamento dos erros é tratado em cada interação, não sendo necessário que todo o software seja entregue para que possa ser testado, como acontece no modelo em cascata.
O modelo em espiral foi proposto por Barry W. Boehm em 1988, no artigo “A spiral modelo f software develpoment and anhancement”, publicado pela ACM no congresso SIGSOFT Software Engineering Notes.
XNo modelo originalmente proposto, cada ciclo do espiral se inicia com a identificação dos objetivos da parte do produto que será entregue e dos meios necessários para implementá-la.
XA etapa de análise de riscos é marcada pela avaliação das alternativas de desenvolvimento, com face aos objetivos e restrições, de modo a identificar áreas de incerteza que são fontes de risco do projeto. Esta etapa é muitas vezes executada através da utilização de técnicas como a prototipação, modelagem analítica ou outras técnicas de modelagem e análise de riscos.
XAvaliadas as alternativas, identificados e resolvidos os riscos, a etapa subsequente do modelo espiral tratar do desenvolvimento propriamente dito, sendo que, muitas vezes, utilizam-se os passos básicos do modelo em cascata, adaptado à realidade do desenvolvimento incremental.
XA última etapa deste modelo é normalmente voltada para o planejamento da interação seguinte do espiral.
X