Método Iterativo e Incremental
A base de funcionamento deste modelo é a divisão da construção do software em pedaços, que são desenvolvidos interativamente em etapas, sendo que durante mais de uma iteração pode estar acontecendo ao mesmo tempo durante o desenvolvimento, sendo integradas quando o trabalho de cada uma é finalizado.
Apesar de alguns defenderem que este método é recente e que se trata de uma evolução do modelo em espiral, descrições de projetos de software oriundos dos anos 70 e 80 demonstram que, ao menos na prática, há evidências de que elementos do processo de desenvolvimento iterativo e incremental estão presentes nos ciclos de desenvolvimento de software há algumas décadas.
O principal processo de software baseado no modelo Iterativo e Incremental é o RUP (IBM Rational Unified Process). Saiba+
O RUP é uma abordagem proprietária desenvolvida pela IBM a partir da aquisição da Rational Software Corporation. O RUP é um framework completo de processo de software, trazendo modelos e práticas largamente utilizadas pelo mercado para construção e fornecimento de sistemas. É dividido em quatro fases de desenvolvimento, que são executadas de forma iterativa e incremental em torno de nove disciplinas de conhecimento, sendo seis de engenharia e três de suporte.