Internet Banking
Uma das principais variantes da automatização bancária é o chamado “internet banking”. Esta novidade fez com que os usuários pudessem executar uma série de transações a qualquer hora do dia e sem precisar sequer ir a uma agência bancária.
Hoje em dia, é quase impossível pensar em uma instituição bancária que não disponibilize seus serviços através da internet, fato que tem levado os bancos ao mundo web e feito deste setor o maior investidor em tecnologia do mercado brasileiro, com gastos na ordem de 20 bilhões de reais.
O uso do internet banking tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos anos. Segundo dados da Febraban, 47% de todas as transações bancárias de 2013 foram realizadas pelos internet e mobile banking, conquanto apenas 37% utilizaram os canais “ditos” como tradicionais, a exemplo dos já citados caixas eletrônicos e agências. Saiba+
São diversos os benefícios oriundos deste novo modelo de atendimento bancário. Se a satisfação do usuário é aumentada pelo fato de que passa a ter acesso aos serviços 24 horas por dia, os custos bancários são reduzidos com a diminuição da necessidade de agências e da contratação de pessoal.
Os dados sobre o internet banking são expressivos, sobretudo porque em 2009 a participação deste canal sobre o total de transações era de apenas 31%, ou seja, em apenas quatro anos percebeu-se um crescimento de 16 pontos percentuais nas estatísticas de utilização deste serviço. Foram quase 42 milhões de contas correntes acessadas via web em 2013, e mais de 16,6 bilhões de transações realizadas por este canal apenas neste ano.
Leia mais em: http://www.febraban.org.br/Noticias1.asp?id_texto=2364&id_pagina=86&palavra=
X