2 - Tecnologia da Informação no Comércio Varejista

A automatização trouxe enormes benefícios para o setor varejista, sobretudo no monitoramento e controle das operações. Operações de balanço de vendas e controle de estoque, que antes exigiam alto número de pessoas para execução, hoje estão disponíveis em apenas um clique. O controle de preços dos produtos, cálculo da lucratividade das empresas e dos tributos, controle dos funcionários e lojas, tudo hoje é feito de forma automatizada nas grandes redes.

E como imaginar uma forma outra forma de gerenciar milhares de lojas e funcionários, espalhadas por todo o Brasil? Os números do setor realmente impressionam, o maior grupo do Brasil, o Pão de Açúcar, possui cerca de 1882 lojas e 150 mil funcionários. Já o Walmart possui mais de 540 lojas e 82 mil funcionários e a Ricardo Eletro mais de 1100 lojas e 30 mil funcionários. Juntas, as 100 maiores redes de varejo faturaram mais de 300 bilhões de reais em 2012. Saiba+

A automatização dos seus processos internos também trouxe eficiência e eficácia às operações das grandes redes. Uma das mudanças mais visíveis foi o aumento da velocidade no atendimento aos clientes com a utilização de modernos leitores de códigos de barras para registos dos produtos no sistema.

Em um passado não muito distante, cabia aos caixas digitarem o preço de cada um dos produtos, o que, além de tornar o processo mais moroso, tradicionalmente originava erros de digitação.

Copyright © 2016 AIEC.