Sistemas de Recomendação

Os sistemas de recomendação são uma das maiores novidades do comércio eletrônico. Na verdade, não se caracterizam por serem sistemas autônomos, mas por serem melhorias nas lojas virtuais.

A principal intenção dos sistemas de recomendação é tentar entender as necessidades do usuário, fazendo com que a sua experiência seja a melhor possível e que tenha fácil acesso aos produtos que está procurando. Para executar esta estratégia, diversas abordagens são adotadas, sendo as principais:

Na primeira abordagem, o sistema observa qual o padrão de compra dos usuários que realizaram uma compra no site. Observe, na imagem abaixo, que, ao acessar a página para compra de um determinado produto, é oferecido ao usuário informações sobre outros produtos que foram comprados por usuários que acessaram esta mesma página.

Este processo de recomendação atualmente é considerado como trivial, sendo relativamente fácil de ser implementado. Todos os dados de transações se encontram em um banco de dados que organiza os dados de forma estruturada, o que facilita o acesso das informações e o consequente processamento das recomendações.

Copyright © 2016 AIEC.