Sistemas de Recomendação
Os sistemas de recomendação são uma das maiores novidades do comércio eletrônico. Na verdade, não se caracterizam por serem sistemas autônomos, mas por serem melhorias nas lojas virtuais.
A principal intenção dos sistemas de recomendação é tentar entender as necessidades do usuário, fazendo com que a sua experiência seja a melhor possível e que tenha fácil acesso aos produtos que está procurando. Para executar esta estratégia, diversas abordagens são adotadas, sendo as principais:
Na primeira abordagem, o sistema observa qual o padrão de compra dos usuários que realizaram uma compra no site. Observe, na imagem abaixo, que, ao acessar a página para compra de um determinado produto, é oferecido ao usuário informações sobre outros produtos que foram comprados por usuários que acessaram esta mesma página.
Este processo de recomendação atualmente é considerado como trivial, sendo relativamente fácil de ser implementado. Todos os dados de transações se encontram em um banco de dados que organiza os dados de forma estruturada, o que facilita o acesso das informações e o consequente processamento das recomendações.
Dados Estruturados e Não Estruturados
Dados Estruturados – são dados normalmente organizados em tabelas de bancos de dados. Uma tabela de banco de dados se assemelha a uma planilha eletrônica, onde existe uma linha de rótulos, que identifica o tipo dos dados, e uma série de outras linhas, que representam os dados propriamente ditos. Observando a tabela abaixo, a máquina pode claramente diferenciar os dados que representam os nomes, dos que indicam data de nascimento e naturalidade.
Dados Não Estruturados – são dados que não estão organizados em tabelas ou qualquer outra estrutura que permita o seu processamento automático de forma direta. Observe, por exemplo, o texto abaixo. Ao computador, diferente do entendimento humano, não é trivial descobrir qual o significado da data “02/01/1976”, da cidade “Salvador” ou até mesmo do nome “Caio Nascimento da Silva”, já que a informação se encontra de forma “não estruturada”, ou seja, dispersa em um parágrafo de texto livre.