Outra forma é aplicar a análise semântica das redes sociais, de modo a entender o sentido das postagens do usuário e as conexões entre pessoas, tópicos e produtos. Utilizando a inteligência na análise destas redes sociais, é possível construir uma grande base de dados semântica, que permite a execução de recomendações personalizadas aos usuários, sobre produtos ou qualquer outro tópico de interesse.

É com base nesta análise das interações dos usuários nas redes sociais que foi desenvolvida a nova ferramenta de busca do Walmart – o Polaris. O novo buscador se utiliza justamente da tecnologia semântica da base de dados, que utiliza sinais identificados da mineração das redes sociais para ordenar os resultados da busca. O algoritmo leva em consideração, por exemplo, a quantidade de “curtidas” que um produto do Walmart teve no Facebook ou se o usuário ou alguém do seu círculo de amigos fez algum comentário sobre o produto.

Só com a implantação deste novo buscador, houve, segundo o Walmart, um aumento de 10 a 15% na probabilidade de que o consumidor completasse a sua compra na loja virtual da empresa, números estes bastante expressivos.

Copyright © 2016 AIEC.