4 - Tecnologia da Informação na Educação - Educação a Distância

O que se percebe é que a educação a distância vem crescendo em ritmo mais avançado do que a educação presencial. Segundo dados do censo da Educação Superior divulgados pelo Ministério da Educação, de 2011 para 2012 verificou-se um incremento de 12,2% nas matrículas EAD, conquanto a educação presencial teve um aumento de apenas 3,1%.

Para se ter ideia do fenômeno da EAD no Brasil, o número de alunos de graduação na modalidade passou de pouco mais de 1500 alunos em 2000 para mais de 5,7 milhões de alunos em 2012, um crescimento de quase 380.000% em apenas 12 anos.

Esses números só comprovam o impacto da implantação desta nova ferramenta educacional, que tem contribuído para expansão do ensino superior, fazendo-o chegar aos maiores rincões do nosso país. Hoje, não é preciso sair das pequenas cidades e se deslocar aos grandes centros para se conseguir terminar um bom curso. Além disso, com a flexibilidade no acesso às aulas, o curso pode ser realizado a qualquer hora, sem que isto atrapalhe o dia a dia do trabalho, bastando apenas um computador e acesso à internet.

Esta realidade tem permitido a um grande número de jovens, sobretudo os com menos recursos, continuar os seus estudos, aumentando o nível da mão de obra local e elevando a educação no Brasil.

Copyright © 2016 AIEC.