A outra abordagem a ser discutida é a Orientação a Serviços, que busca representar o sistema em torno dos serviços que serão providos aos clientes.

Este processo de modelagem se inicia com a identificação da cadeia de valor pela equipe de analistas, ou seja, são levantados os processos de mais alto nível dentre aqueles que irão compor o escopo do sistema. A partir daí é realizado um refinamento, onde são identificadas e documentadas (ou mapeadas) as interações entre diferentes atores na execução de atividades que compõem cada processo.

Como já comentado, a notação mais utilizada para documentar os processos de negócio é o Business Process Model and Notation (BPMN). Na figura abaixo, apresentamos o modelo em BPMN do mapeamento de um processo de exemplo.

Observe que o processo mapeado é composto por uma sequência de atividades, desempenhadas por dois atores, a “Equipe de Gestão” e a “Equipe Técnica”. Cada ator é representado em uma estrutura separada, chamada de “raia”.

O processo se inicia com a comunicação do acidente e termina com a aprovação da implantação da solução. Durante a sua execução, percebe-se que o fluxo é definido por estruturas de decisão, a partir da análise dos valores de entrada. Por exemplo, se um incidente é classificado como de “baixo ou médio impacto”, o fluxo segue para a atividade “Levantamento de Alternativas de Solução”, caso contrário, segue para a atividade “Priorizar e Registrar para Acompanhamento”. Saiba+

Resumo da Notação BPMN

Cadeia de valor

É o conjunto de atividades executadas por uma organização e que são necessárias para que um determinado produto ou serviço seja entregue.

X

Saiba+

A partir do desenho do processo são identificados os serviços candidatos, ou seja, os que serão efetivamente implementados. Para cada serviço é estabelecido um contrato de serviço, que define, dentre outros elementos, sua forma de funcionamento e nível de qualidade esperado. Esta é a principal especificação utilizada para a modelagem dos dados orientada a serviço e a posterior codificação do sistema.

X

BPM

Business Process Modeling, ou modelagem de processos de negócio, é a atividade de identificar e documentar (desenhar) os processos de negócio de uma empresa, com o objetivo de padronizar os procedimentos e realizar a melhoria constante dos processos.

X

BPMN

Business Process Modeling Notation é a principal notação utilizada no desenho dos processos de acordo com o BPM.

X
Copyright © 2016 AIEC.