A outra abordagem a ser discutida é a Orientação a Serviços, que busca representar o sistema em torno dos serviços que serão providos aos clientes.
Este processo de modelagem se inicia com a identificação da cadeia de valor pela equipe de analistas, ou seja, são levantados os processos de mais alto nível dentre aqueles que irão compor o escopo do sistema. A partir daí é realizado um refinamento, onde são identificadas e documentadas (ou mapeadas) as interações entre diferentes atores na execução de atividades que compõem cada processo.
Como já comentado, a notação mais utilizada para documentar os processos de negócio é o Business Process Model and Notation (BPMN). Na figura abaixo, apresentamos o modelo em BPMN do mapeamento de um processo de exemplo.
Observe que o processo mapeado é composto por uma sequência de atividades, desempenhadas por dois atores, a “Equipe de Gestão” e a “Equipe Técnica”. Cada ator é representado em uma estrutura separada, chamada de “raia”.
O processo se inicia com a comunicação do acidente e termina com a aprovação da implantação da solução. Durante a sua execução, percebe-se que o fluxo é definido por estruturas de decisão, a partir da análise dos valores de entrada. Por exemplo, se um incidente é classificado como de “baixo ou médio impacto”, o fluxo segue para a atividade “Levantamento de Alternativas de Solução”, caso contrário, segue para a atividade “Priorizar e Registrar para Acompanhamento”. Saiba+
É o conjunto de atividades executadas por uma organização e que são necessárias para que um determinado produto ou serviço seja entregue.
XA partir do desenho do processo são identificados os serviços candidatos, ou seja, os que serão efetivamente implementados. Para cada serviço é estabelecido um contrato de serviço, que define, dentre outros elementos, sua forma de funcionamento e nível de qualidade esperado. Esta é a principal especificação utilizada para a modelagem dos dados orientada a serviço e a posterior codificação do sistema.
XBusiness Process Modeling, ou modelagem de processos de negócio, é a atividade de identificar e documentar (desenhar) os processos de negócio de uma empresa, com o objetivo de padronizar os procedimentos e realizar a melhoria constante dos processos.
XBusiness Process Modeling Notation é a principal notação utilizada no desenho dos processos de acordo com o BPM.
X