• Modelo Lógico
O modelo lógico é um modelo intermediário entre a representação conceitual e o modelo físico. Aqui, a representação das entidades já passa a incorporar características ligadas a algum tipo de tecnologia, com a utilização de chaves primárias e integridade referencial. É uma visão mais próxima dos profissionais que serão responsáveis por implementar o banco de dados do que do cliente responsável pelo fornecimento dos requisitos.
O processo de construção do modelo lógico tem como base o produto gerado na modelagem conceitual. Desta forma, as atividades desta etapa buscam derivar os relacionamentos do modelo conceitual, o aprofundando em detalhes, e a execução da normalização dos dados. Como regras de derivação, temos, por exemplo:
Uma Chave primária pode ser composta por apenas um ou por um conjunto de elementos associados. Tem por objetivo garantir que o valor dos seus componentes associados será sempre único para cada conjunto de dados, o que garante a unicidade deste registro.
Imagine um cadastro de veículos onde consta o modelo do veículo, o ano e a Cor. Estas três características sempre se repetem, de modo que seria impossível identificar unicamente um determinado veículo dentro do grupo de registros. Desta forma, é comum utilizar neste cadastro a informação da placa do veículo como chave primária, já que existe a garantia de que as placas nunca se repetem, o que garante que este registro será único dentro do conjunto de dados.
X