PhP
É uma linguagem que foi originalmente pensada para a Web, com o objetivo de gerar conteúdo dinâmico nas páginas html. Por conta disso, alguns a consideram uma linguagem de domínio específico, ou de quarta geração.
Com o passar dos anos, foi adaptada para ser utilizada também na construção de aplicações Desktop, extensão que ficou conhecida como PHP-GTK. Entretanto, apesar de ter se mostrado estável, ainda não conseguiu se posicionar dentre as linguagens líderes nesta área, assim como fez na programação Web.
O Php é executado sobre uma arquitetura gratuita e de código aberto. Tradicionalmente, o código php é embutido dentro do código html da página web através da utilização das tags “”. Abaixo podemos observar um exemplo de uma página html com código em php embutido. A ação deste código é escrever na tela do navegador o texto “Alô Mundo!”.
<html>
<head>
<title>Teste do Php</title>
</head>
<body>
<?php Print "Alô Mundo!"; ?>
</body>
</html>
O Php se destaca pela sua velocidade e simplicidade de codificação, sendo que o seu desempenho é diretamente dependente do servidor de aplicação utilizado para executar a aplicação desenvolvida.
São as aplicações tradicionais, que são instaladas e executadas diretamente nos computadores de trabalho. Já as aplicações web são aplicações instaladas e executadas a partir de um servidor web, sendo que o acesso do usuário ao sistema normalmente é realizado através do uso de um navegador web, como o Firefox, Internet Explorer ou Chrome.
X