Resumo

O processo de construção de software é dividido em etapas, que vão do levantamento das necessidades do usuário até a codificação do sistema. Nesta linha, os modelos avançam de uma representação mais próxima da linguagem do cliente, o que facilita o entendimento do negócio, até um modelo mais voltado ao programador, mais técnico e voltado para implementação.

A primeira etapa é a modelagem do negócio, que se baseia fortemente nos requisitos levantados na atividade de elicitação e análise. É na modelagem do negócio que ocorre o desenho do sistema, são representadas as suas funcionalidades e correlação com as necessidades do cliente.

Atualmente são duas as principais metodologias para modelagem do negócio, a Orientada a Objetos e a Orientada a Serviços. A maioria dos projetos orientados a objetos são construídos com base na Unified Modeling Language, ou UML. Esta representação possui uma série de diagramas que auxiliam na identificação dos objetos do sistema, dos seus atributos, métodos e inter-relações. Dentre os diagramas mais utilizados estão o Diagrama de Casos de Uso, o Diagrama de Classes, o Diagrama de Sequência e o Diagrama de Atividades.

A outra abordagem apresentada foi a Orientada a Serviços, que tem o seu processo baseado na identificação e mapeamento dos processos de negócio. A notação mais utilizada para mapeamento e detalhamento destes processos é a Business Process Model and Notation ou BPMN.

É a partir destes processos que são identificados os serviços candidatos, ou seja, os serviços que serão codificados e entregues ao cliente. Para cada um destes serviços candidatos é especificado um contrato de serviço, que se apresenta como o principal documento de especificação e é base para o entendimento do programador sobre o que deve ser implementado.

Após a etapa de modelagem do negócio, temos a modelagem de dados do sistema, que é dividida em três atividades, a modelagem conceitual, lógica e física. A modelagem conceitual dos dados é voltada para esclarecimento das necessidades do cliente, a conceitual já apresenta algum aprofundamento técnico, e a física é voltada a dar suporte ao processo de implantação do esquema em um banco de dados.

Após todo o processo de modelagem, do negócio e dos dados, inicia-se o processo de codificação do sistema. Para tanto, uma atividade essencial é definir qual a linguagem de programação que será utilizada. Dentre as mais conhecidas, destaca-se a linguagem “C”, Java, C# e Php.

É interessante ressaltar que, apesar de divididas em fases, muitas das etapas podem ocorrer parcialmente em paralelo, de forma iterativa e incremental. Isto vai depender do paradigma de desenvolvimento selecionado.

Copyright © 2016 AIEC.