• Planejamento

O grupo de planejamento envolve os processos para criação dos planos de gerenciamento do projeto.

É uma atividade iterativa, já que, como nem sempre há dados suficientes para um planejamento exato, faz-se necessário realizar uma adequação ao planejamento do projeto sempre que há um conjunto novo de informações.

Imagine, por exemplo, que você tem o papel de montar o planejamento para a construção de um programa para uma locadora. Do seu termo de abertura, você capturou informações importantes, como o fato de que o software deveria ficar pronto em dois meses e que se tratava de uma locadora virtual.

No TAP constava, ainda, a definição de que o sistema deveria permitir o pagamento através dos diversos meios eletrônicos, como cartões de crédito e transferência bancária, e que, ao final do pagamento, seria disponibilizado o filme para visualização por um período de 48 horas. Com estas informações, cabe ao gerente de projeto efetuar todo o planejamento para que o sistema possa ser desenvolvido e entregue ao cliente com sucesso, ou seja, respeitando o escopo, as restrições de tempo e o orçamento disponível.

O grupo de processos de planejamento envolve a criação de dez planos de gerenciamento do projeto, que auxiliam na definição das diretrizes e atividades, a serem executadas para que o projeto tenha sucesso.

É importante ressaltar que o planejamento do projeto não é estático, ou seja, os planos criados são constantemente revistos e atualizados, a depender dos novos eventos que cercam o projeto. O que se percebe, inclusive, é que mudanças são comuns, sobretudo em projetos de média e alta complexidade.

Copyright © 2016 AIEC.