Resumo

Neste módulo, tratamos da definição de projeto e de produto associados ao conceito de software.Um projeto é um evento temporário que produz um serviço, produto ou resultado único. Segundo o PMI, a disciplina de gerenciamento de projetos envolve cinco grandes grupos de processos, que são associados a partir de suas entradas e saídas. São eles: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

Além dos grupos de processo, pode-se separar o gerenciamento de projetos em dez áreas chave de conhecimento, ligadas aos principais aspectos técnicos relacionados a gestão de projetos, são elas: integração, escopo, tempo, custo, comunicação, risco, recursos humanos, qualidade, partes interessadas e aquisições.

Estes processos do gerenciamento de projetos são utilizados para promover a gestão do ciclo de vida do projeto de software, que normalmente é baseado em um dos modelos já estudados, como o modelo em cascata ou o modelo em espiral. Todo esse processo de desenvolvimento tem por objetivo criar um produto de software, que pode ter sido planejado para atender a necessidade de um cliente específico, ou desenhado para ser vendido como software de prateleira.

Copyright © 2016 AIEC.