a) Requisitos funcionais

Trazendo para o escopo dos sistemas, os requisitos funcionais são relacionados às funcionalidades que devem estar contidas no produto de software que está sendo construído.

Tomando como base a construção de um sistema para automatização da operação de um pequeno mercado, poderíamos identificar os seguintes requisitos funcionais:

Observe que a leitura destes requisitos atende os critérios de não ambiguidade e completude. Imagine, entretanto, que estas declarações apresentadas estivessem escritas conforme apresentado nas sentenças abaixo:

Será que a informação fornecida foi completa o suficiente para que uma pessoa consiga entender qual o cadastramento que está sendo tratado? É de funcionários, de produtos ou de clientes? E em relação ao pagamento com cartão bancário, será que a informação é clara o suficiente para que se possa entender que a modalidade de pagamento se refere apenas a venda a crédito? Será que a forma de escrita não abre margem para que uma pessoa entenda que o pagamento poderia ser efetuado com cartão de débito?

Estes são só alguns exemplos de como um requisito “não” deve ser escrito. Cabe ao analista de requisitos ter cuidado ao registrar as declarações de modo que as caraterísticas de não ambiguidade e completude sejam sempre respeitadas.

Copyright © 2016 AIEC.