Como já apresentado, o processo de levantamento de requisitos é um dos mais críticos do desenvolvimento de sistemas. Desta forma, as pesquisas em técnicas de levantamento de requisitos têm se fortalecido nas últimas décadas. Muitos dos métodos que serão apresentados foram adaptados da área de ciências sociais, sendo que apenas uns poucos foram exclusivamente desenvolvidos para o levantamento de requisitos.
Entrevistas
É certamente o método mais utilizado para o levantamento das necessidades dos clientes. Por conta do fato de depender essencialmente do contato humano, a qualidade da coleta é diretamente proporcional ao nível de interação entre o analista de requisitos e os usuários entrevistados.
São basicamente três os tipos de entrevistas:
O entrevistador realiza a entrevista de posse de um conjunto predeterminado de questões e com o objetivo de obter uma determinada informação. O sucesso depende da qualidade das questões que foram previamente formuladas e aplicadas pelo entrevistador.
XO entrevistador realiza a entrevista sem a utilização de um conjunto predefinido de questões, ou seja, a formulação das questões e o direcionamento da conversa são definidos pelo entrevistador durante o processo. O principal problema é que, como não há uma agenda a ser seguida, o entrevistador pode enveredar por uma área específica, deixando de lado outras áreas importantes e que deveriam ter suas informações coletadas.
XÉ uma abordagem intermediária entre as entrevistas estruturada e não estruturada, onde o entrevistador tem sob sua posse um conjunto predeterminado de questões, mas tem a liberdade de formular novos questionamentos durante a execução da entrevista.
X