Como já comentado, as atividades relacionadas à engenharia dos requisitos perdura durante todo o ciclo de vida do projeto de desenvolvimento do software. Entretanto, para a avaliação do impacto que uma possível mudança nos requisitos terá nos demais elementos do sistema, é necessário que tenhamos uma correlação entre estes elementos.
É nesse contexto que surgiu a matriz de rastreabilidade dos requisitos, que é uma representação documental das dependências entre requisitos e demais elementos do sistema. Esta matriz é dinâmica, devendo ser atualizada constantemente, de modo que sempre represente de forma fiel o estado atual do desenvolvimento.
A matriz de rastreabilidade pode ser criada facilmente em qualquer aplicativo de planilha eletrônica ou até mesmo em um editor do texto, para sistemas pequenos e de baixa complexidade. Entretanto, para sistemas com grande quantidade de requisitos e funcionalidades, é recomendada a utilização de uma ferramenta específica de gestão de requisitos. É fundamental ressaltar que o efeito da utilização de uma matriz de requisitos desatualizada é incomensurável. Erros de correlação entre os elementos podem levar a uma estimativa incorreta do impacto, fazendo, por exemplo, com que funcionalidades que estavam funcionando corretamente deixem de funcionar, ao mesmo tempo em que as funções que deveriam ter sido corrigidas acabam mantendo o seu comportamento indesejado. |
|