Backlog do Produto
O backlog do produto é a lista com todo o trabalho que deve ser executado para que se atinja o objetivo final do projeto que está sendo desenvolvido. Como já comentado, a gestão do backlog é de responsabilidade do Product Owner, ficando a cargo deste a adição, revisão, remoção e priorização dos itens da lista.
Sprint
No Scrum, todo trabalho é realizado iterativamente dentro de determinados espaços temporais, chamados de sprint. O trabalho completado dentro de cada ciclo de desenvolvimento deve criar algo com valor tangível para o cliente. Cada Sprint tem uma duração fixa e pré-definida, sendo que um novo Sprint se inicia logo após o encerramento do anterior.
|
A utilização de diversos sprints no ciclo de desenvolvimento se justifica pelo fato de que um backlog do produto costuma conter atividades suficientes para meses de trabalho. A divisão das tarefas em ciclos permite que entregas sejam realizadas e revisadas durante o desenvolvimento, desta forma, durante o planejamento do próximo sprint, o Product Owner, em conjunto com o time de projeto, deve definir quais atividades, dentre as presentes no backlog do produto, serão executadas. Este processo de planejamento dura, em média, quatro horas, para sprints com duração de duas semanas. Após a etapa de planejamento do sprint, inicia-se a fase de execução propriamente dita, momento onde o time de projeto desenvolve o trabalho necessário para entregar os produtos definidos para esta iteração. |
|
A cada dia de trabalho, é comum que o time do projeto realize uma pequena reunião, de não mais do que quinze minutos, para verificar o andamento das atividades e identificar possíveis problemas que possam interferir no atingimento das metas. Por ser curta, esta reunião é normalmente realizada com todos os membros do time de pé, por esta razão é chamada de reunião em pé (stand-up meeting). Outro nome adotado para este evento é reunião diária do Scrum (daily Scrum meeting).