Disciplinas do RUP
O RUP é organizado em nove disciplinas:
Esta área endereça um importante aspecto no modelo RUP, já que é responsável por permitir um entendimento profundo e claro do objetivo do negócio e de sua operação.
As atividades relacionadas à modelagem de negócios têm por meta permitir o entendimento comum dos objetivos da organização, e os seus produtos resultantes são uma das bases para a identificação dos requisitos do sistema que dará suporte ao funcionamento da organização. X
A disciplina de requisitos consiste no agrupamento de atividades relacionadas a todas as etapas do ciclo de vida da engenharia de requisitos, descrevendo como se criar a visão do sistema e descrever e gerenciar todos os requisitos, sejam estes funcionais ou não funcionais.
Dentre os objetivos da disciplina de requisitos, podemos citar o estabelecimento de um acordo entre cliente e desenvolvedores sobre o que será realizado no projeto. Há, ainda, a definição dos limites do sistema e a criação de uma base para o planejamento do conteúdo que será desenvolvido em cada uma das próximas iterações.
XA disciplina de Análise e design tem como principal objetivo a transformação destes requisitos do sistema no desenho do que o sistema realmente será feito. Aqui se concentram as atividades que irão produzir a arquitetura do sistema e adaptá-la ao ambiente de implementação.
XA definição da arquitetura é um dos principais pré-requisitos para a produção do código do sistema, atividade que faz parte da disciplina de Implementação. Esta área é responsável, ainda, por agrupar as atividades relacionadas aos testes de unidade dos componentes.
XAlém dos testes de unidade realizados durante a implementação, há uma série de outros testes que são realizados antes que o produto seja efetivamente entregue. O conjunto destas atividades são agrupados em uma disciplina específica chamada de “testes”, que é responsável por prover as diretrizes para avaliação da qualidade do sistema. É nesta disciplina que são identificados os defeitos no software, que é validado se as funções do produto foram criadas de acordo com o desenhado e se os requisitos foram implementados corretamente.
XEssa disciplina agrega as atividades responsáveis por garantir que o produto de software disponibilizado em produção está acessível para os usuários. Nesta área chave também está incluído todo o processo realizado para instalação do software em sua versão final.
XO Gerenciamento da Configuração e Mudança é responsável por dar suporte às mudanças ocorridas durante todo o ciclo de vida projeto, garantindo que a integridade do produto será mantida e o produto será desenvolvido e entregue de acordo com o que foi acordado com o cliente.
XJá o Gerenciamento do Projeto foca nas atividades relacionadas ao gerenciamento de riscos, no planejamento iterativo do projeto e no monitoramento do seu progresso.
XEssa disciplina tem como principal objetivo prover a organização desenvolvedora do software com os processos e ferramentas que irão auxiliar o time de desenvolvimento durante todas as fases de construção do produto.
X