Papéis do XP
Existem algumas variações do XP, cada uma com uma combinação particular de papéis, sendo que alguns dos papéis mais utilizados dentre as diferentes implementações estão descritos abaixo.
É importante ressaltar que um membro do time pode acumular mais de um papel simultaneamente.
A grande maioria dos membros de um time XP é composto por desenvolvedores de software nas mais variadas especialidades e que trabalham diretamente na criação do código do sistema.
XTem apenas uma tarefa na metodologia XP, que é a de documentar a visão do produto, mantendo-a sempre atualizada em relação a possíveis mudanças e compartilhando-a com os demais membros do time.
XComo muitos softwares são aplicados à solução de problemas muito específicos, para que a aplicação obtenha sucesso é necessária a participação de especialistas no domínio que conheçam em detalhes as regras do negócio. Imagine, por exemplo, que um software está sendo desenvolvido para o mercado bancário, nesta linha é fundamental que a equipe de desenvolvimento tenha alguém que conheça as regras de funcionamento do setor, como a realização de empréstimo, cálculo de taxas, impostos, etc. Lembre-se que no XP o levantamento inicial de requisitos é muito vago.
XSão os responsáveis por desenhar as interfaces do usuário, entendendo as suas necessidades e garantindo que o sistema desenvolvido seja de fácil utilização.
XUma das características do XP é que o time do projeto tem a função de se auto-organizar. Entretanto, alguns membros do projeto lideram pelo exemplo, servindo de inspiração para os demais participantes do time. Estes líderes são chamados em XP de “treinadores”.
X