1 - Introdução à orientação a objetos

Um programa é um conjunto de instruções que são executadas pelo computador para executar uma determinada tarefa.

Na disciplina de algoritmos vocês viram que o algoritmo é uma forma de descrever os passos necessários para a execução de uma determinada tarefa.

O exemplo abaixo apresenta o algoritmo que lê a nota de 3 alunos e tira a média.

Exemplo 1_1_001: Ler a nota de 3 alunos, calcular e mostrar a média. Apresentar em seguida quantos alunos ficaram abaixo da média.

	Declara vetor de reais notas[3];
	Declara inteiros i, contador;
	Declara reais media, soma;

	Inicio

		Soma←0;
		contador←0;

		para i de 1 a 3 faça
		mostrar “digite a nota ”+i+”:”;
		ler(notas[i])
		soma←soma+nota[i]
		fim_para

		media←soma/3;

		para i de 1 até 3 faça
			se(nota[i]<media) então
				contador←contador+1;
			fim_se
		fim_para

		mostrar “a média é ”+media;
		mostrar “Existem “+contador+” alunos abaixo da média”;

	Fim			
			

No exemplo acima, podemos ver que, primeiramente, foram definidas as variáveis que irão armazenar os valores (notas, médias, contadores etc.) e depois é apresentada a execução de comandos propriamente dita.

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