Classes e Objetos

A orientação a objetos, como o próprio nome diz, implementa o conceito de classes e objetos.

CLASSE (Modelo Conceitual)

Podemos definir uma classe como sendo uma estrutura comum para um conjunto de objetos que possuem as mesmas características, comportamentos, relacionamentos e semântica.

Um classe também pode ser compreendida como sendo uma síntese/resumo de um objeto qualquer pois todo procedimento de abstração, em sua grande maioria, procura representar apenas uma parte dos elementos que estão sendo observados. É claro que o hábito mais comum de representar apenas parte de um todo não exclui a possibilidade de representar o todo de forma plena. Contudo esse último uso é extremamente raro em função, principalmente, da complexidade (corporativismo, segredos industriais, etc...) dos objetos e até mesmo por desconhecimento (época, tempo, espaço, cultura, crenças, dentre outros...) do que de fato significa o "todo" para um objeto qualquer.


OBJETO

A palavra objeto é usada em programação de forma bastante ampla servindo para representar um fato, uma coisa ou uma pessoa.

Deste modo, a palavra/termo objeto é usada dentro deste paradigma com dois significados distintos e complementares conforme explicado abaixo:

- "objeto real": esse significado é usado de forma bastante ampla servindo para representar qualquer coisa ao nosso redor, sejam elas tangíveis ou intangíveis.

- "objeto computacional": esse significado é usado para se referir a instância de uma classe.

Deste modo, se utilizarmos como exemplo a definição anterior de Classe - "...classe como sendo um conjunto de objetos..." - é importante perceber que o termo objetos a qual a definição se refere é o objeto real uma vez que uma classe pode também ser compreendida como sendo um resumo/síntese de um objeto pertencente ao nosso mundo. Portanto, qualquer que seja o objeto real que esteja sendo observado, o procedimento de representação desta observação/abstração sempre irá representar uma quantidade de elementos menor ou igual aqueles elementos existentes no objeto real.

Isso posto, é importante ficar atento que a partir de agora usaremos apenas o termo objeto e, consequentemente, o significado adequado do termo somente será determinado pelo leitor no momento da leitura levando-se em consideração o contexto específico do texto. Além disso, os livros técnicos, científicos, artigos, provas dentre outras publicações/documentos também exigirão dos leitores essa habilidade de leitura pois dentro da literatura atual o termo também é usado da mesma forma que aqui nesta disciplina.

Para entender o que são classes e objetos vamos apresentar alguns exemplos.

Exemplo 1_1_003: Vamos descrever de forma genérica um cachorro. Um cachorro possui as seguintes características, que chamaremos daqui para frente de atributos:

Nome
Raça
Sexo
Data de nascimento
Peso
Cor

Além disso, o cachorro realiza as seguintes ações:

Latir
Correr
Sentar
Andar
Deitar
Copyright © 2014 AIEC.