Resumo
Nesse módulo apresentamos o conceito de orientação a objetos. Um paradigma de programação que tem como princípio a representação por meio de classes e objetos. As classes são descrições genéricas de objetos que contêm a definição de suas características, que são chamados de atributos, e seus comportamentos, que são chamados de métodos. Os objetos representam pessoas, acontecimentos, fatos, ou qualquer coisa que tenha características e comportamentos. No caso, o objeto será uma representação específica de uma classe. Assim, vimos que se temos uma classe que represente cachorros em geral, então se utilizá-la para representar um cachorro específico, deveremos criar um objeto da classe cachorro com as características específicas desse cachorro, por exemplo.
Os objetos se comunicam por meio de mensagens. Quando queremos executar determinado método de um objeto, enviaremos para ele uma mensagem com essa solicitação.
Vimos também que a programação orientada a objetos implementa o conceito de herança. Esse conceito permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe mais genérica. Esse conceito facilita muito a programação, reduzindo código e facilitando a manutenção do mesmo.
A seguir iremos conhecer a linguagem de programação orientada a objetos, o Java, que utilizaremos para ilustrar os conceitos apreendidos nesse módulo e nos aprofundarmos na programação orientada a objetos.