A linguagem java é o que chamamos de linguagem interpretada. Nesse tipo de linguagem não geramos um arquivo executável em linguagem de máquina, como estamos acostumados a ver no Windows, por exemplo, como o arquivo Word.exe.

Na linguagem java a primeira coisa que fazemos é escrever o programa. Ele é escrito em formato de um arquivo texto normal com extensão .java. Para facilitar a escrita utilizaremos um software especial chamado de Ambiente Integrado de Desenvolvimento - IDE. Esse software facilita a identificação de erros e a execução de programas. Esse programa será responsável por gerar, a partir do arquivo texto, um arquivo intermediário chamado bytecode. Esse arquivo representa o programa bastante compactado em um formato independente do dispositivo. É esse o arquivo que deverá ser distribuído aos clientes, por exemplo, quando o programa estiver concluído.

Os clientes devem ter instalado em suas máquinas um programa especial chamado de Máquina Virtual Java – JVM, que consiste em um interpretador, a sua missão é ler o programa em formato bytecode e executá-lo no dispositivo.

Copyright © 2014 AIEC.