Exemplo 1_3_002: criação de uma classe que permita representarmos clientes.
public class cliente { String Nome; String DataDeNascimento; String CPF; String Endereço; String Cidade; String CEP; public cliente(String nomeCliente) //construtor da classe { Nome = nomeCliente; /*código que deverá ser executado quando for criada * uma instância da classe*/ } private void alterarEndereco(){} private boolean validarCPF(String cpf){ //valida o CPF e retorna a validação //para simplificar retornaremos verdadeiro return true; } private void alterarCep(){} }
No exemplo acima apareceu um método que tem o mesmo nome da classe, que nesse caso é cliente(), que é chamado de construtor da classe. Esse método é chamado quando uma instância da classe é criada e serve para inicializar o objeto, seja para atribuir valores a atributos da classe, seja para chamar ações específicas. No exemplo acima o método cliente() inicializa o nome do cliente quando um objeto é criado.
Portanto, no projeto Modulo3 vocês devem ter agora duas classes: cachorro e cliente. Vamos ver em seguida como utilizá-las para declarar objetos.