2 - Criando objetos

Vamos começar criando por meio do Eclipse no projeto Modulo3 uma nova classe chamada de clientePrincipal, com o conteúdo abaixo:

Exemplo 1_3_003: Exemplo de uso da classe cliente.

public class clientePrincipal {
    public static void main(String args[]){
        cliente cli = new cliente("meu cliente");
        System.out.println(cli.Nome);
    }
}

Na linha 3 estamos criando um objeto do tipo cliente chamado de cli. A palavra chave new é sempre usada quando criamos um novo objeto. Observe que na criação chamamos o método construtor visto anteriormente passando os parâmetros necessários, nesse caso é o nome do cliente. Quando chamamos o método construtor é alocada memória para o objeto, inicializa a instância do objeto e retorna a referência do objeto.

A linha 4 imprime na tela o nome do cliente, mas utilizando o próprio objeto. Veja que para acessar o valor de um atributo do objeto colocamos o nome do objeto, seguido do ponto e depois o nome do atributo:

<Nome do Objeto>.<nome do atributo>

Da mesma forma poderemos mandar uma mensagem para o objeto de forma que ele execute um método:

<Nome do Objeto>.<nome do atributo>(<argumentos>)

Executem e verão a frase meu cliente aparecer no console.

Copyright © 2014 AIEC.