● Enviando mensagens
Como dissemos anteriormente, comunicamos com os objetos enviando mensagens. Uma forma de enviar mensagens consiste em chamarmos a execução de método. A forma geral de chamada de método é a seguinte:
<nome do objeto>.<nome do método>(<argumentos>)
Caso a função retorne um valor, deveremos atribuir esse valor de retorno a uma variável:
<tipo> <nome da variável> = <nome do objeto>.<nome do método>(<argumentos>)
Os argumentos da função são os valores que são passados para ela quando chamamos a função. Por exemplo, quando criamos o objeto do tipo cachorro o fizemos da seguinte forma:
cachorro pet = new cachorro("toto","sao bernardo");
Cada parâmetro de uma função recebe um argumento, obedecendo a ordem com que eles são passados. Logo o primeiro argumento “totó” será atribuído ao primeiro parâmetro, nesse caso, o parâmetro nome. O segundo parâmetro “São Bernardo” será atribuído ao segundo parâmetro, nesse caso, a string raca.
Então, apenas para reforçar:
Parâmetros são as variáveis que estão na declaração da função e os argumentos são os valores que serão atribuídos aos parâmetros.
É importante lembrar que as funções/métodos não precisam, necessariamente, ter parâmetros. Um exemplo disso é o método Latir() que não precisa de nenhuma informação adicional para executar a ação de latir.