No exemplo 1_4_001 vimos que tivemos que escrever linhas de código muito parecidas para atribuir valores à variável notas. Imagine se em lugar de 10 notas tivéssemos 100 ou 1000. O trabalho seria muito grande e tedioso, sem falar que aumentaria a possibilidade de cometermos erros no código. Uma forma de evitar tudo isso é usarmos as maravilhosas estruturas de repetição. Essas estruturas quando bem utilizadas nos poupam uma quantidade grande de trabalho e facilitam a programação.
a) Comando for
A declaração geral de um comando for é a seguinte:
O comando for basicamente permite que se utilize um valor inteiro que chamaremos de contador que varia a cada iteração e pode ser usado na condição. Enquanto a condição for verdadeira o trecho de código do bloco for será executado. Vamos a um exemplo para entender melhor esse comando:
Exemplo 1_4_003: programa que dez palavras e imprime-as na tela.import java.util.*; public class Exemplo_1_4_003 { public static void main(String args[]){ int i=0; String[] palavras = new String[10]; Scanner entrada = new Scanner(System.in); entrada.useDelimiter("\n"); for(i=0;i<10;i++) { palavras[i] = entrada.next(); } for(i=0;i<10;i++) { System.out.print(palavras[i]+"\r"); } } }
No exemplo acima, o primeiro comando for (linhas 9 a 12) é usado lermos dez entradas do teclado em sequencia. O segundo comando for (linhas 13 a 16) é usado para imprimir na tela do console as palavras anteriormente lidas.
X