3 - Exceções

Problemas inesperados podem acontecer não importa o quão bom seja o programa, pois sempre o usuário poderá fazer uma entrada de dados incorreta, o servidor de base de dados pode ficar inacessível ou mesmo uma atualização que esteja sendo feita via internet pode ser simplesmente interrompida com a queda do sinal. Por isso o programador deve se precaver sempre. A forma profissional de se precaver contra os erros é gerenciar as exceções. Uma exceção é um estado não desejado de funcionamento do programa.

Caso o programa não esteja preparado para tratar a mensagem, o sistema operacional apresentará uma notificação de erro na tela e poderá resultar em perda de dados, em inconsistências chegando mesmo a travar o sistema. Por isso é importante que o programador trate de forma eficiente essas exceções, pois dessa forma poderá evitar problemas maiores e fazer que o programa continue estável.

Em programação java tratamos exceção usando os comandos try-catch-finally que possuem a seguinte sintaxe:

try
{
         //bloco a ser executado de forma protegida.
}
catch(exception e)
{
          //bloco que será executado em caso de erro.
}
finally
{
         //bloco que será executado sempre
}

O bloco definido pelo comando try é o trecho do código que estará sendo rastreado. Caso uma exceção ocorra durante a execução de alguma parte desse código, será executado o bloco definido pelo comando catch. É nesse bloco que o programador poderá fornecer ao usuário uma notificação mais amigável do erro e a possível forma de corrigi-lo. O comando finally será executado sempre. O exemplo a seguir mostra o uso desses comandos.

Copyright © 2014 AIEC.