Exemplo 1_4_007: programa que calcula a divisão do valor 10 pelo divisor que é um valor informado pelo usuário.
import java.util.*; public class Exemplo_1_4_007 { public static void main(String args[]){ int dividendo=10; Scanner entrada = new Scanner(System.in); int divisor= entrada.nextInt(); /*atribuição de valor                                    ao primeiro elemento índice=0*/ try { dividendo=1/divisor; } catch(Exception e) { System.out.print("O divisor não pode ser zero! \r"); dividendo=0; } finally { System.out.print("Resultado da divisão: "+dividendo); } } }
Vejam que se o usuário informar o valor 0 para o divisor ocorrerá uma exceção (divisão por zero) que será tratada no bloco catch.
É bom ficar claro que existem centenas de exceções devido aos mais diversos fatores. Algumas exceções são bem simples de serem detectadas e evitadas como a divisão por zero, entretanto, outras são muito mais complexas e imprevisíveis. Por isso, é importante escrevermos o programa tendo em mente a possibilidade de que o código não seja executado de forma conveniente então deveremos nos preparar para tomar medidas que garantam a continuidade e estabilidade do programa.