Resumo

A implementação de processos de negócio, geralmente, são processos repetitivos que envolvem uma grande quantidade de dados. O tratamento individual de cada informação em uma variável individual seria inviável. Sendo assim é necessário conhecer novos tipos de variáveis mais eficientes para essa finalidade e aprender a usar os chamados comandos de repetição.

O primeiro conceito visto nesse módulo é o conceito de array, que é um tipo de variável que permite o armazenamento de uma coleção de dados do mesmo tipo. Os arrays são armazenados de forma linear na memória e cada elemento possui índice que o identifica. No java o primeiro elemento recebe o índice 0 e o último será N-1, onde N é a quantidade de elementos do array.

Os comandos de repetição são comandos específicos que permitem a execução repetida de um trecho de código definido. Vimos nesse módulo os comandos for, while e do-while. Os comandos for e while são comandos que repetem o trecho definido de código enquanto uma condição for verdadeira. O teste é feito logo no início, sendo assim é possível que o código não seja executado, caso a condição seja falsa logo no começo. O comando do-while também utiliza uma condição, entretanto a condição é verificada apenas ao final, sendo assim o trecho de código do comando de repetição será executado pelo menos uma vez. Vimos também que os comandos break e continue permitem alterar a execução do comando de repetição. O comando break para a execução do comando de repetição e será executada a instrução seguinte ao comando. O comando continue faz com que o programa execute a próxima condição do comando de repetição.

O último tópico que vimos foi sobre as exceções. Um programa nem sempre é executado corretamente. Erros podem acontecer pelos mais variados motivos: uma variável não possui o valor esperado, ou uma informação deveria ter um formato específico que o usuário não respeitou, ou mesmo um recurso necessário para efetuar uma determinada operação com um banco de dados ou uma conexão com a internet deixou de estar disponível. Problemas podem acontecer e o programa deve ser robusto o suficiente para evitar que determinados problemas ocorram (prevenção) ou reduzir os problemas caso algum erro ocorra (mitigação).

A prevenção pode ser feita colocando máscaras de texto, por exemplo, nas datas ou nos campos que só podem aceitar um tipo definido de informação. A mitigação é feita quando os erros não podem ser evitados. Um exemplo é a conexão com a internet. Muitos programas dependem do uso da internet para envio/ recebimento de dados e nem sempre uma conexão está disponível. Para que esse tipo de imprevisto não corrompa os dados ou cause outros problemas usamos o par de comandos try-catch. O comando try verifica a execução de um trecho de código e caso haja algum erro nesse trecho faz com que seja executado o trecho de código especificado no comando catch. O comando catch recebe as informações da situação de erro que foi identificada, chamada de exceção. Caberá ao desenvolver tratar o que deve ser feito em caso da ocorrência de uma determinada exceção.

Copyright © 2014 AIEC.