Conforme já vimos na Unidade anterior, podemos comentar trechos do programa em java usando dois tipos de comentário: comentários em linha (//) e multilinha (/**/). Entretanto, o java possui uma forma muito mais poderosa e padronizada de gerar uma documentação reutilizável por outros programadores chamada de javadoc. O javadoc usa comentários multilinhas de forma padronizada para gerar arquivos html que possam servir de documentação online para o código. Mostraremos a seguir um exemplo do código javadoc e o arquivo html que foi gerado:
Exemplo 2_1_007: uso do javadoc.
import com.aiec.teste.*; /** * Uma instância dessa classe representa um valor. * * @author Andrei * */ public class soma4 { /** * The valor em formato double */ private double valor; /** * The valor em formato texto */ private String texto=""; public soma4(int valor) /*sobrecarga de construtores. Existem dois construtores que diferem pelo tipo do parâmetro*/ { this.valor=valor; } public soma4(double valor) { this.valor=valor; } public soma4(String valor) { this.texto=valor; } private double getValor() { return this.valor; //busca o atributo valor } /** * Calcula a soma do valor atual do objeto * com o parâmetro e retorna o resultado. * * @param num O valor inteiro a ser somado ao objeto * * @return a soma do valor com o valor atual do objeto */ public double add(int num) { this.valor+=valor; return (this.valor); } /** * Calcula= a soma do valor atual do objeto * com o parâmetro do tipo double. * * @param num O valor do tipo double a ser somado ao objeto * * @return a soma do valor com o valor atual do objeto */ public double add(double valor) { this.valor+=valor; return (this.valor); } public static void main(String[] args) { soma4 val = new soma4(5.5); //usa o segundo construtor val.add(3); System.out.print(val.getValor()); } }
Podemos verificar que ele incluiu os comentários javadoc que descrevem o conteúdo da classe e o autor. E ainda incluiu os construtores e os métodos existentes. Os comentários javadoc começam sempre por /** e terminam por */. E são usadas tags especiais começando por arroba @ que definem campos específicos a serem preenchidos.