O objeto scanner foi muito utilizado por nós na unidade I para a leitura de dados do teclado, entretanto esse objeto pode ser associado a um arquivo. Nesse caso não será necessária a criação de uma stream, pois o objeto scanner já se encarregará da leitura e conversão das informações lidas do arquivo.
Exemplo_ 2_4_5: leitura do arquivo usando o objeto scanner.
import java.util.*; import java.io.*; public class exemplo_2_4_5 { public static void main (String args[]) throws FileNotFoundException, IOException { //Cria o objeto scanner e associa a um arquivo Scanner scanner = new Scanner(new File("teste.dat")); //busca valor inteiro int i = scanner.nextInt(); //busca valor inteiro long l = scanner.nextLong(); //busca float float f = scanner.nextFloat(); //busca double double d = scanner.nextDouble(); //busca char char c = scanner.next().charAt(0); //busca valor booleano boolean b = scanner.nextBoolean(); System.out.println(i); System.out.println(l); System.out.println(f); System.out.println(d); System.out.println(c); System.out.println(b); //fecha o objeto scanner scanner.close(); } }