3 - Criando uma aplicação completa, com Swing / Awt
Recapitulando, até agora aprendemos:
- colocar componentes de interface num formulário e ajustá-los com um layout;
- criar menus;
- abrir um formulário a partir de uma tela principal;
- programar o que acontece quando um usuário realiza uma operação de interface (evento tal como clicar num botão);
- criar caixas de aviso (JOptionPane).
Agora iremos exemplificar como tornar tudo isto útil. Iremos utilizar estas habilidades básicas para criar uma aplicação simples, tal como um cadastro de clientes.
Para isso, é interessante organizarmos nosso projeto, adotando um padrão de projeto (design pattern), a fim de garantir organização enquanto o sistema cresce:
- Uma classe para cada formulário.
- Organizar as actions de maneira similar.
- Manter uma padronização do código fonte.
- Utilizar formulários modais (enquanto o usuário está acessando um formulário, não se deve acessar formulários que estão embaixo, a não ser que se queira esta funcionalidade).
- Separar o código-fonte relacionado às regras de negócio do relacionado a interface (veremos mais sobre isto no estudo do padrão MVC).
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