Resumo

Neste módulo aprendemos a criar uma aplicação gráfica completa com Java usando as principais bibliotecas disponíveis: AWT, Swing e SWT. Vimos que existem basicamente dois tipos de elementos de interface: containers e atômicos. Os elementos do tipo container permitem a inclusão de outros elementos em seu interior. São exemplos de containers: JPanel, JFrame e JApplet. Os elementos atômicos são elementos básicos que não admitem nenhum elemento de interface em seu interior, como JButton, JLabel, JTextField e JScrollBar.

Vimos ainda neste módulo como responder a eventos de interface, como criar menus e trabalhar com formulários e listas em ambientes gráficos. E foi apresentada uma aplicação gráfica completa que poderá servir de referência para futuros desenvolvimentos.

Por fim, tratamos de dois conceitos de programação orientada a objetos muito importantes: acoplamento e coesão. Sabemos que no desenvolvimento de aplicações reais nem sempre encontramos um cenário ideal de aplicações com classes com um baixo acoplamento e uma alta coesão. Mas como futuros arquitetos, temos que buscar sempre a melhoria dos processos, melhoria do modelo usado no desenvolvimento dos sistemas. A compreensão dos conceitos de coesão e acoplamento são fundamentais para as boas práticas de desenvolvimento de software. A coesão está relacionada com a definição clara do escopo da classe e de sua responsabilidade. Quanto mais bem definido estiver o escopo da classe, quanto maior a sua especialização maior será a coesão da classe. O acoplamento, por sua vez, busca avaliar o grau de dependência da classe em relação às outras. Isso é importante, porque classes com acopladas fortemente são mais difíceis de serem mantidas de forma autônoma e, provavelmente, quando tivermos que alterar uma classe teremos que alterar a outra. Esses dois princípios permitem nos ajudar na tomada de decisões durante o desenvolvimento da arquitetura e a disciplina na aplicação dos dois conceitos garantirá uma maior facilidade de desenvolvimento e manutenção das aplicações.

Copyright © 2014 AIEC.