1.2 Sistema Web

Um sistema Web, por definição, é um sistema que provê uma interface de acesso aberto para internet/intranet, para ser utilizada por usuários conectados a rede. Para isso, utiliza protocolos de comunicação (tal como o http) para transmitir dados em formato padronizado (tal como html).

No caso do protocolo http, o sistema segue um modelo cliente/servidor, onde as principais requisições trocadas entre o cliente (browser) e o servidor (servidor de aplicação) são GET e POST.

GET é utilizado para carregar, por exemplo, uma página, imagens, arquivos etc.
POST é utilizado para enviar dados do browser ao servidor, tal como campos de um formulário, arquivos etc.

O endereçamento de uma tela ou operação de um sistema web é feito através de URLs (Uniform Resource Locators). URL corresponde ao endereço que digitamos em um browser para acessar determinada página da internet, por exemplo.

Quando um servidor de aplicações recebe uma URL para ser atendida, ele verifica qual sistema Web instalado atende, e repassa o processamento a este sistema para que ele possa atendê-lo, respondendo com o conteúdo solicitado. Se não houver sistema Web próprio para atender, o servidor de aplicações retorna um erro (404 – not found).

Sistemas Web podem ser utilizados não apenas para exibir páginas, mas também para executar serviços, tais como WebServices. Esta tecnologia permite que se enviem comandos em forma de URLs (ou outros formatos).

Existem várias formas de desenvolver sistemas Web, com diferentes tecnologias e linguagens. Um sistema web pode ser implementado tanto por um executável (exe), como por uma biblioteca java do tipo jar ou bibliotecas .NET aspx, que são encapsuladas em arquivos dll.

Neste curso veremos como implementar um sistema web utilizando o Java e JSP.

Copyright © 2014 AIEC.