3 - Usando os diagramas estruturais

3.1 Diagrama de Classes

Para quem desenvolve em linguagens orientadas a objeto, o diagrama de classes é o que mais se aproxima dos códigos fonte destas linguagens. Uma classe pode ser diretamente espelhada em seu código.

Basicamente as classes são constituídas de atributos e métodos. No UML, entretanto, as classes possuem outros relacionamentos além da herança: as associações, que podem ser utilizadas para descrever relacionamentos de agregação e composição.

Diagramas de classes são bem úteis para fazer engenharia reversa de sistemas. Existem analisadores que conseguem gerar os diagramas diretamente do código fonte. Existem também ambientes de programação que permitem que se gere código fonte a partir de diagramas desenhados. Além disto, estes ambientes também mantém o código integrado ao diagrama, de tal forma que se houver uma alteração no código, o diagrama é atualizado, e vice-versa.

Para muitos desenvolvedores, o diagrama de classes é o ponto de partida no desenvolvimento de um novo sistema. O diagrama de classes pode também ser utilizado para projeto de diagramas de entidade-relacionamento.

Abordaremos aqui os elementos que compõem um diagrama de classes e como se espelha no código fonte.

Copyright © 2014 AIEC.