⇒  Classe

É um elemento que representa um conjunto de objetos. Ela é formada por atributos, métodos e relacionamento com outras classes.

⇒  Atributos

Define as características da classe. São “campos” e para cada instância (objeto) de uma tal classe, possuem um estado (valor). Eles podem ter diferentes visibilidades, que, já conhecemos na linguagem java. No UML utilizamos os símbolos (+) (-) (#) e (~):

• (+) Pública: outras classes tem acesso ao atributo. No java utilizamos public.
• (-) Privada: somente a própria classe tem acesso ao atributo. No java utilizamos private.
• (#) Protegida: o atributo pode ser acessado pela própria classe e por todas as classes filhas
⇒  Operações (ou métodos)

Define o comportamento da classe. Também possuem visibilidade idêntica a dos atributos, entretanto, não se referem a dados, mas sim, a procedimentos, funções ou métodos. A definição da operação é composta pelo nome, valor de retorno e parâmetros. Também chamamos este conjunto (nome, retorno e parâmetros) de assinatura do método.

Copyright © 2014 AIEC.