Esses resultados podem ser comandos para o computador (como “gravar um DVD”), podem ser informações para o usuário (como um texto que aparece na tela), podem ser informações internas de gerenciamento do computador (como informações sobre o tamanho da memória RAM que está disponível) etc. Todos os dados trafegam dentro do computador por meio de pulsos elétricos. Esses pulsos elétricos sempre estão no formato de números binários. Os dados podem ser pequenos e simples, como, por exemplo, a informação do seu nome que está armazenada no computador, ou grandes e complexos, como os dados que compõem um filme em um DVD.
Por quais componentes do computador trafegam dados?
A maioria dos componentes do computador são eletrônicos e digitais, ou seja, dados digitais trafegam por esses componentes. Alguns poucos componentes não são digitais (e, portanto, não há dados trafegando por eles), alguns exemplos seriam: a fonte de alimentação, as ventoinhas e as partes não eletrônicas (como o gabinete). Por fim, dentre os cabos localizados dentro do computador, alguns são utilizados para energizar componentes e outros são utilizados para trafegar dados entre os componentes.
Os dados que trafegam dentro dos componentes são considerados “de baixo nível”. Isso significa que são binários puros ou linguagem de máquina, e que um programador raramente teria como manipular esse tipo de informação.