d) Como normalmente uma empresa organiza seus arquivos e informações

Em uma empresa, geralmente há vários computadores interligados por uma rede de dados. Nos computadores dos funcionários, o mais recomendado é que lá só fiquem arquivos pessoais ou temporários. Os programas e arquivos de uso geral e compartilhado pela empresa normalmente ficam em um computador denominado “servidor”. Esse computador geralmente não tem mouse, teclado ou monitor, porque ninguém o opera diretamente, todas as operações realizadas nos servidores são feitas remotamente por meio dos computadores convencionais (desktops).

Assim, num exemplo hipotético, podemos pensar em uma pequena “padaria” que tem um computador servidor de nome “Servidor_da_padaria”,e dois computadores no “caixa”, com os nomes “Caixa_1”e “Caixa_2”. São esses dois computadores que operam o sistema de vendas da loja.

Diagrama de organização dos documentos

Nessa configuração bem simples e hipotética, o programa de realização de vendas seria operado a partir dos computadores do “caixa”; entretanto, o banco de dados com as informações dos produtos e preços que a padaria comercializa ficaria no computador “servidor”. De uma forma centralizada, qualquer outro computador da padaria encontraria os arquivos relacionados a essa empresa nesse computador “servidor”. Já o programa que é utilizado para realizar as vendas da padaria, dependendo da tecnologia utilizada, poderia ser um programa WEB, instalado no servidor (sendo acessado pelos outros computadores via navegador, por exemplo), ou serem programas do tipo “cliente-servidor”,que seriam instalados nos caixas. Mas isso já é assunto para outra matéria (você verá isso em detalhes quando estudar a matéria “programação”).

Copyright © 2014 AIEC.