Esse assunto de gestão arquivística é tão importante e relevante para as empresas que o Brasil criou um órgão público responsável por criar regras e padrões para os sistemas de gestão arquivística. Esse órgão chama-se CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos, que é vinculado ao Arquivo Nacional, do Ministério da Justiça.
e-ARQ Brasil
As regras e padrões que o CONARQ normatiza estão definidas em um documento denominado e-ARQ. Essas regras são importantes para possibilitar a troca de arquivos eletrônicos entre as organizações e fornecer mecanismos de garantia e segurança da informação.
O e-ARQ Brasil é uma especificação de requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como sua acessibilidade.
Além disso, o e-ARQ Brasil pode ser usado para orientar a identificação de documentos arquivísticos digitais. O e-ARQ é um documento público e gratuito, que você pode baixar do site do CONARQ (esse documento está disponível aqui: http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br).