1- Organização dos documentos arquivísticos: plano de classificação e manutenção dos documentos

Olá, seja bem-vindo a mais um módulo do nosso curso. No módulo anterior, aprendemos diversos conceitos sobre gestão arquivística. Naquele módulo, vimos critérios e conceitos que definem um sistema ser um SIGAD e como as pessoas e organizações trabalham em um ambiente que realiza a gestão arquivística. Neste módulo trataremos o e-Arq com um foco mais técnico acerca de requisitos e funcionalidades que um sistema SIGAD deve possuir. Isso servirá de base para você atuar como um programador de um sistema SIGAD, conhecendo previamente o que um sistema SIGAD precisa contemplar.

A organização dos documentos arquivísticos é feita com base num plano ou código de classificação. Tal instrumento constitui-se no núcleo central de qualquer SIGAD. Por meio dele, são estabelecidas a hierarquia e a relação orgânica dos documentos, devidamente demonstradas na forma como eles são organizados em unidades de arquivamento.

Os documentos produzidos ou recebidos no decorrer das atividades do órgão ou entidade são acumulados em unidades de arquivamento e organizados, de forma hierárquica, em classes, de acordo com um plano de classificação. Como não há, necessariamente, o agrupamento físico dos documentos digitais, eles são reunidos em unidades lógicas de arquivamento por meio de metadados, como, por exemplo, número identificador, título e código.

Copyright © 2014 AIEC.