Antes de entrar nos conceitos dessa unidade você precisa saber muito bem a diferença entre arquivos de texto (texto plano) e de documentos textuais (texto rico).
Quando você cria documentos textuais, você pode escolher o tamanho e o tipo da fonte, se é negrito, sublinhado, cores, mudar a formatação dos parágrafos etc. Documentos textuais têm como objetivo criar um documento semelhante aos documentos em papel, como uma carta, um contrato, um livro, uma redação, e outros. Geralmente eles têm a mesma disposição gráfica de uma folha de papel, e por isso, quando são impressos, eles são exatamente iguais ao que vemos na tela. O arquivo que corresponde a um documento textual, além de conter o próprio texto em si, tem também diversas informações estruturais e de formatação, e por isso só podem ser abertos nas ferramentas próprias de edição de documentos textuais.
Eles evitam alguns dos problemas encontrados com outros formatos de arquivo, tais como:
• incompatibilidade de abertura,
• interpretação de caracteres acentuados,
• interpretação de caracteres especiais de diversos idiomas.
Além disso, quando a corrupção de dados ocorre em um arquivo de texto, é muitas vezes mais fácil de recuperar e continuar o tratamento do restante do conteúdo.