3.1 - Como um programa lê um arquivo de texto.

Observação inicial importante: não se preocupe se você achar a parte de programação que será apresentada neste e no próximo módulo um tanto complicada. Ela usa alguns conceitos que você já aprendeu em outras matérias e outros que você só aprenderá bem detalhadamente quando estudar as matérias de linguagem de programação.O objetivo é apenas fazer uma introdução ao assunto para você entender a lógica de programação (e não a linguagem de programação em si).

Os exemplos que apresentaremos aqui, dependendo da linguagem de programação que você utilizar, poderá possuir algumas variações na estrutura, formato ou nome de métodos. Entretanto, os conceitos de lógica de programação serão sempre os mesmos. Foque seu estudo na lógica apresentada!

Para um programa de computador conseguir ler um arquivo texto, independente da linguagem de programação que você utilizar, provavelmente seu programa vai ter a seguinte estrutura e conteúdo:

1. Você precisará de um objeto do tipo “arquivo” (archive) para receber conteúdo arquivo, vamos chamar esse objeto de “oArquivo” e executar o método de abertura de arquivo (open).
2. Uma vez aberto, precisaremos criar um loop que irá ler o conteúdo linha a linha, e armazená-lo em uma variável do tipo string (que chamaremos de “sConteudoArquivo”). Para ler o conteúdo, usaremos o método “readline” que lê uma linha de cada vez (ele encontra o CR LF e para nesse ponto). O loop será encerrado quando o arquivo chegar ao final do arquivo. O final do arquivo é definido como “end of file”, o atributo EOF do objeto arquivo se tornará verdadeiro quando chegar ao final do arquivo. Veja como fica o fragmento do programa agora:
Copyright © 2014 AIEC.